Templários

A Ordem do Templo de uma perspectiva histórica.

segunda-feira, abril 11, 2005

O Poder económico da Ordem do Templo.

Este poder existiu de facto tendo a Ordem desde cedo desenvolvido um sentido económico muito avançado para aquela época. Tendo sido a Ordem criada com vista à protecção dos caminhos da Terra Santa que ligavam a Jerusalém era necessário um apoio externo com uma sólida base financeira.
Cada templário tinha os três votos que qualquer freire tinha, pobreza, castidade e obediência; estes votos fariam com que todos os bens do novo membro fossem entregues à Ordem; tirando alguns casos.
Outro factor foi a sua própria missão, a peregrinação a Jerusalém era uma parte importante da mentalidade medieval e a insegurança das estradas obrigava a que os peregrinos viajassem em autenticas expedições armadas que chegavam aos milhares de homens totalmente armados só para irem a Jerusalém com a protecção da Ordem a segurança seria melhor e mais efectiva uma vez que os cavaleiros templários provinham na sua maioria de famílias nobres e já conheciam as lides do uso das armas e da guerra.
Não seria portanto de admirar que as doações fossem muitas para esta Ordem desde o mais humilde ás mais ricas como a doação de autênticos territórios senhoriais.
Cada território que era doado ou comprado tinha que ser trabalhado de maneira a que os seus lucros fossem dirigidos para a Terra Santa.
A criação de cavalos era um dos pontos-chave da Ordem que lutava na sua essência a cavalo, centenas de cavalos iriam ser criados na Europa com um destino final o combate na Terra Santa.
Este panorama resumido esconde o dinheiro que era necessário enviar para a Terra Santa, a Ordem não só tinha de combater como também tinha de proteger e gerir a defesa de fortalezas que não tinham nenhuma fonte de rendimento e estavam mesmo na fronteira com os inimigos, era; pois; necessário um constante fluxo de mantimentos, armas, cavalos e dinheiro para pagar a tropas que estivessem a apoiar os templários; todas estas necessidades teriam que ser supridas pelas doações e pela gerência das comendas (nome que define edifícios templários numa propriedade assim como a propriedade e o seu termo).