Templários

A Ordem do Templo de uma perspectiva histórica.

sexta-feira, outubro 21, 2005

Batalha de Cresson

A Batalha de Cresson foi uma pequena batalha, ocorrida a 1 de Maio de 1187, junto á fonte de Cresson, ou 'Ain Gozeh perto de Nazaré, esta batalha foi o preludio da derrota do Reino de Jerusalem em Hattin dois meses depois.

A situação politica reinante em jerusalém era tensa.Raimundo III de Tripoli que fora regente recusava-se a aceitar Gui de Lusignan como rei, que havia chegado recentemente da Europa. Gerard de Ridfort; mestre da Ordem do Templo, Roger de Moulins; Mestre da Ordem dos Hospitalários, Balian de Ibelin, Joscius; Arcebispo de Tiro e Reginaldo lord de Sidon foram enviados a Tiberias para negociar com Raimundo.

Entretanto Saladino enviou uma pequena força liderada pelo seu filho Al-Afdal procurando vingar-se de Reinaldo de Chantillon por um ataque a uma caravana árabe.

Esperando o apoio de Saladino contra Gui Raimundo deixa passar esta força por Tiberias em 30 de Abril, apesar disso avisa a comunidade de Nazaré da presença deste exercito.Gerard de Ridfort ao ouvir a noticia reúne um pequeno exercito consistindo nas guarnições de duas guarnições Templárias; Qaqun and al-Fulah e nos cavaleiros do rei estacionados em Nazaré, a força consisitia apenas de cerca de 140 homens, Balian e Reginald não se encontravam no local e não participaram na batalha.As forças de Saladino lideradas pelo seu filho eram constituídas por cerca de 700 homens.

Gerrard chegou a Cresson a 1 de Maio. Os muçulmanos fingiram uma retirada táctica corrente que Gerrard conhecia perfeitamente, no entanto ordena uma carga com a cavalaria dividindo-a da infantaria o resultado foi a força árabe destruir a cansada cavalaria e concentrar-se depois na infantaria. Gerrard sobrevive, Roger Mestre dos Hospitalários não se tem a certeza absoluta da sua morte em Cresson mas se Não morre em Cresson morre em Hattin.

Depois desta batalha Raimundo aceita Gui como rei, mas o mal já estava feito e Gerrard e Reynald de Chantillon que haviam apoiado Gui consideram Raimundo como um traidor.

2 Comments:

At 11:06 da tarde, Blogger Templar said...

Obrg.
Volte sempre.

 
At 6:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O filme "Cruzada" retrata esse tempo, com o personagem principal no papel de Balian.

 

Enviar um comentário

<< Home