Templários

A Ordem do Templo de uma perspectiva histórica.

quarta-feira, novembro 01, 2006

A Solidariedade-1

Uma analise de fontes revela que esta Ordem caracterizava-se por ser terrivelmente compacta, na cavalaria laica a iniciativa pessoal normalmente provocava um elevado grau de desordem, fazendo uma comparação, o Templo era o único corpo do exercito cruzado capaz de ter uma disciplina constante.

Tomando por exemplo um episodio da Segunda Cruzada em que Luís VII rei da França enquanto atravessava os montes da Anatólia encontrou-se em perigo devido ao comportamento desordenado do contingente cristão, no seio do qual só a milícia templária obedecia á disciplina e ordem de marcha.

Nos séculos XII e XIII de todo o contingente de cavalaria franca no Outremer o contributo do Templo rondaria um quarto desse mesmo contingente, mas no plano militar da Ordem este não seria concebido como um exercito, mas sim como um corpo militar escolhido, composto principalmente por cavalaria. O especialista em história militar Claude Gayer sublinha: “A nova cavalaria do Templo, experiente e organizada, dotada de uma ideologia própria, é a prefiguração daquilo que fará a superioridade dos exércitos recentes sobre os da Idade Média e do ancien regime em geral (…). O Templo é incontestavelmente o que de melhor o medievo clássico produziu em matéria de disciplina militar.”

Ora como os cavaleiros do Templo eram todos do mesmo meio social, a cavalaria laica, eles tinham um sistema de valores a respeitar e comportamentos a ter, mais facilmente teriam uma visão do mundo partilhada, á qual é necessário aderir e ser unanimemente aceite. Era pois necessário ter em conta que os cavaleiros já eram um grupo antes mesmo de ingressar na Ordem. No que respeita ao impulso individualista de se distinguir prevalecendo sobre os outros, inserido na então mentalidade cavalheiresca das justas e duelos para ganhar fama, era punido dentro da Ordem com uma contrapartida:

1 Comments:

At 2:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito bom esse texto sobre a solidariedade na Ordem do Templo.
Parabéns.
Caso queira compartilhar seus textos (se possivel envie para mim) claudio_tu@hotmail.com
ou no orkut procure Gondemar
ok
abraço

 

Enviar um comentário

<< Home