Templários

A Ordem do Templo de uma perspectiva histórica.

domingo, novembro 26, 2006

Hierarquia da Ordem(Revista)

Grão-Mestre: Era o Comandante supremo da ordem tanto em assuntos diplomáticos como em assuntos militares. Só respondia perante a autoridade papal.

Couvenant (assembleia plenária de todos os membros quando se trata de ir combater ou assistir a solenidades religiosas; mas é naturalmente uma assembleia restrita (elitista) para os membros mais próximos do topo hierárquico da Ordem quando se trata de discutir questões de total importância). O capítulo 98 sublinha que todos os irmãos do Templo devem obediência ao Mestre, enquanto este deve ser obediente ao seu couvent.


Senescal: Conselheiro e diplomático, este substitui o grão-mestre aquando da sua ausência

Marechal:Chefe encarregado pelas acções militares era o comandante do exercito templário.


Chefe do reino de Jerusalém: Encarregado do reino de Jerusalém nos assuntos da Ordem era na sua essência um comandante militar

Chefe da cidade de Jerusalém: Encarregado da cidade de Jerusalém era um comandante com deveres diplomáticos (responsável pela diplomacia com o rei de Jerusalém); responsável pelos templários dentro da cidade (respondia por estes).

Chefe de Trípoli e de Antioquia: Encarregado de Trípoli e de Antioquia nos assuntos da Ordem era na sua essência um comandante militar e acumulava também funções diplomáticas.

Chefes das Províncias Europeias: Encarregados das Províncias Europeias nos assuntos da Ordem eram na sua essência comandantes militares e acumulavam também funções diplomáticas.

Comandantes (preceptores das províncias principais Europeias ou do Outremer)

-Mestres: eram encarregados da Ordem em alguns reinos na esfera militar e diplomática.Na hierarquia respondiam ao Preceptor/Comandante nos assuntos (recrutamento,necessidade de tropas,logística da Ordem.) internos. Gualdim Pais foi um dos mestres para a Ordem nos três reinos.


-Drapier: Os Drapiers estavam encarregados das roupas dos Templários.


-Chefe da casa: Encarregado das diferentes casas(comendas,castelos,terras,fortalezas)

Respondia perante o Mestre e o Preceptor.

-Chefe dos cavaleiros: Encarregado do treino e observância dos Irmãos cavaleiros e Sargento do Mosteiro (muitas vezes este chefe já teria servido no Outremer)


-Irmãos cavaleiros e Sargento do Mosteiro: Estes eram o núcleo da Ordem os que usavam a túnica branca com a cruz vermelha. Cada um equipado com os três cavalos e armas. O sargento era muitas vezes (apesar de hierarquicamente estar ao mesmo nível dos Irmãos cavaleiros) um cavaleiro impossibilitado de combater ou por doença, feridas de guerra, ou porque aquando do seu ingresso na Ordem foi destacado para esse lugar.

-Turcoplier: Comandante dos Irmão-Sargento aquando da batalha.


-Sub-marechal (um Sargento). Responsável pelo aprovisionamento das tropas e seus equipamentos.


-Portador padrão.Padrão simples pertencia a um sargento escolhido carregá-lo.Portador do Beu-Sant era um dos Irmãos cavaleiros que o carregava.Qualquer um dos dois estava impedido de o usar como arma,deixá-lo cair para salvar a sua vida ou baixá-lo de modo a não ser um alvo.


-Irmão-Sargento: Estes irmãos não necessitavam de uma ascendencia nobre usavam a túnica castanha e lutavam a pé com as armas típicas de qualquer infantaria.O que os distinguia de qualquer infantaria normal era a sua cor castanha com a cruz de lado.

-Irmãos Rurais ("Feres Casalier") -Viviam nas comendas e trabalhavam a terra.

-Irmão Assistente de Doentes ("Feres Infermiers").Irmão encarregado dos doentes,era uma espécie de supervisor e médico da saúde dos outros irmãos na Ordem


-Turcopolos: Tropas locais do Outremer, eram mercenárias ou mesmo ofertas de senhores locais para apoio e defesa.