Templários

A Ordem do Templo de uma perspectiva histórica.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Jaques de Molay

Jacques de Molay (1243/1244 ou 1249/1250 e morreu a 18 de Março de 1314)

Nascido em Molay(Haute-Saône) no Condado da Borgonha, pertencia a uma família da pequena nobreza franca.Iria ser recebido em 1265 na ordem do Templo, na pequena cidade de Beaune por Hubert de Pérraud que detinha o cargo na ordem de visitador da França.

Será o 23º grão-mestre da ordem e oficialmente o seu último, quando for queimado vivo na ile de la cité; pequena ilha do rio Sena em Paris.

Pouco ou nada se sabe da sua juventude só começando a ter maior evidência depois do seu ingresso na ordem e no capítulo de emergência em Chipre efectuado devido á morte de Guillaume de Beaujeu caído heroicamente na defesa de Acre, para eleger um sucessor.

Grão-Mestrado

Jacques de Molay assume o mestrado da ordem antes de 20 de Abril de 1292 data em que documentos oficiais da ordem catalães o indicam já como grão-mestre, não se sabendo no entanto a data exacta da sua eleição. Será eleito em detrimento de outra figura de peso dentro da ordem; Hugues de Pérraud; sobrinho do visitador do templo em França Hubert de Pérraud.

No inicio do seu mestrado é conhecido pela sua acção a favor de uma nova cruzada, desenvolvendo uma campanha diplomática na França,Catalunha,Inglaterra e na Itália junto ao papado, esta campanha visou não só resolver problemas que a ordem tinha a um nível interno como também a um nível local, sendo resolvidas diversas disputas entre a ordem e bispos e também no sentido de pressionar as coroas e a Igreja a uma nova cruzada.

Organiza a partir da ilha de Chipre ataques contra as costas egípcias e síria para enfraquecer os mamelucos, providencia apoio logístico e armado á Pequena Arménia, chega a intentar uma aliança com o Canato da Pérsia sem resultados visíveis.

Outro assunto que será discutido durante o seu mestrado na ordem será o da fusão entre as duas maiores ordens militares a do templo e a do hospital numa só, a ordem do templo com a perda de Acre começava a ser questionada quanto á razão da sua existência, as suas funções de proteger os peregrinos e de defender a Terra Santa tinham cessado quando retiraram para a ilha de Chipre.Jacques de Molay em Maio de 1307 em Poitiers, junto do papa Clemente V conseguirá apresentar uma defesa contra esta fusão e ela não se realizará.

A prisão e o Processo

Na sexta-feira de 13 de Outobro de 1307, os templários no reino da França serão presos em massa por ordem de Filipe, o Belo. O grão-mestre Jacques de Molay será capturado em Paris.

Imediatamente após a prisão, Guillaume de Nogaret proclama publicamente nos jardins do palácio real em Paris as acusações contra a ordem.

Esta manobra régia impedirá o inquérito pontifício pedido pelo próprio grão-mestre, o qual interno á Igreja, discreto e desenvolvido com base no direito canónico, emendaria a ordem das suas faltas promovendo a sua reforma interna.

A prisão, as torturas, as confissões do grão-mestre, irão criar um conflito diplomático com a Santa Sé, sendo o papa o único com autoridade para efectuar esta acção.Depois de uma guerra diplomática face ao processo instaurado contra a ordem entre Filipe, o Belo e Clemente V, chegaremos a um impasse pois estando o grão-mestre e o Preceptor da Normandia, Geoffroy de Charny sob custódia dos agentes do rei, estão no entanto protegidos pela imunidade sancionada pelo papa e absolvidos não podendo ser considerados heréticos. Em 1314 o rei pressiona para uma decisão relativa á sorte dos prisioneiros. Já num estado terminal da sua doença, com violentas hemorragias internas que o impedem de sair do leito, Clemente V ordena que uma comissão de bispos trate da questão, as suas ordens seriam a salvação dos prisioneiros ficando estes num regime de prisão perpétua sob custódia apostólica e assegurando ao rei que a temida recuperação da ordem não será efectuada. Perante a comissão Jacques de Molay e Geoffroy de Charnay proclamarão a inocência de toda a ordem face ás acusações dirigidas a ela, a comissão pára o processo e decide consultar a vontade do papa neste assunto.Ao ver que o processo com este volte face estava a ficar fora do seu controlo e estando a absolvição da ordem ainda pendente, Filipe, o Belo decidirá um golpe de mão para que a questão templária fosse terminada, ordena o rapto de Jacques de Molay e de Geoffroy de Charny então sob a custódia da comissão de bispos e ordena que sejam queimados na fogueira na ile de la cite pouco depois das vésperas em 18 de Março de 1214.